Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

SEGURANÇA

Projeto pioneiro visa tornar visita de crianças mais agradável no sistema prisional

19/04/2017 16:08
Foto por Divulgação (Foto: Divulgação ) Clique para Ampliar
Talise Freitas

Com o objetivo de tornar o momento menos traumático e deixar o ambiente prisional mais leve para as crianças que vão visitar seus familiares detentos, a Cruz Vermelha e o Departamento de Administração Prisional (Deap) de Criciúma deram início ao Projeto Brinquedoteca.

Conforme o policial civil, voluntário e presidente da Cruz Vermelha criciumense, Almir Fernandes, a ideia surgiu no último Natal Mais Solidário, da Equipe Multi-institucional, quando foram distribuídos brinquedos no Presídio Santa Augusta aos pequenos em visita aos familiares reclusos.

O projeto, conforme Almir, pioneiro no Estado, será colocado em prática na Penitenciária Sul, que atualmente recebe mais de 120 crianças visitantes. "Realizei uma pesquisa e não encontrei algo semelhante nem aqui no estado, como também na região Sul do país, como Paraná e no Rio Grande do Sul", supõe. 

Segundo ele, o espaço será todo decorado com pinturas temáticas, sendo também uma forma lúdica de aprender.

"Por meio das voluntárias Jane e Ângela, mais de 2 mil itens foram selecionados, entre brinquedos, jogos pedagógicos, livros e materiais como pufes, tapetes, mesinhas e cadeirinhas. Este projeto tem como principal objetivo humanizar o local, enquanto os agentes atendem as famílias dos reeducandos nos dias de visitas, em especial as crianças", pontua Almir.

Últimas Notícias

Mais Notícias
Oba Delivery - Entrega de comida on-line