Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

GERAL

Oficinas de panificação beneficiarão cerca de 5 mil membros da Afasc

18/04/2017 06:40
Foto por Daniel Búrigo (Foto: Daniel Búrigo) Clique para Ampliar
Denise Possebon

O acesso para instruções e oportunidades de aumento na renda familiar começou a ser viabilizado para mulheres que integram os Clubes de Mães de Criciúma. Através de uma oficina gratuita, conhecimentos culinários voltados para a panificação foram repassados em iniciativa realizada pela Associação Feminina de Assistência Social (Afasc) ontem, no Centro Administrativo da entidade. Em primeiro encontro em que alunas dos grupos se reuniram, cerca de 200 mulheres, membros de 15 grupos diferentes, participaram da capacitação, que foi ministrada pelo chef Gilberto Santos. Na aula, receitas de bolos, cucas, pães e tortas doces e salgadas foram ensinadas para as participantes.

Mesclando a teoria com a prática, depois dos ensinamentos, parte das alunas colocou a mão na massa para treinar as técnicas aprendidas. Conforme a coordenadora de Clube de Mães e Grupo de Idosos da Afasc, Nézia João Pereira, o projeto foi inicialmente realizado com todas as presidentes de bairros, que compõem os clubes de mães. Agora, a capacitação visa reunir, a cada encontro, os 145 grupos criciumenses. A partir de agora, a capacitação será feita duas vezes ao mês e beneficiará, em seu total, cerca de 5 mil pessoas. "Depois dos clubes, nós iremos fazer com os grupos da terceira idade também. Aqui dicas e truques são repassados para essas mães, como não ressecar a massa e quais produtos usar".

 

Entre o trabalho e o hobby

A iniciativa é realizada em parceria com a empresa de farinha "Roseflor", do Rio Grande do Sul, e abrangerá mais de 3 mil alunas somente entre os Clubes de Mães. Para Maria Sueli do Espírito Santo, que integra o grupo do Loteamento Marli, a capacitação foi vista como uma oportunidade de aprimoramento das suas habilidades. Há mais de 20 anos a aluna trabalha na confecção de doces e salgados e buscou através deste projeto novas dicas para empreender. "A gente nunca sabe tudo, sempre existe uma novidade. Os modelos de pães que eles ensinaram são diferentes e existem muitas receitas boas. Tudo acaba sendo válido", afirma.

Mas, outras aproveitam as dicas repassadas para replicar em casa. Cleusa do Carmo da Rosa buscou aperfeiçoar os seus dotes culinários, já que cozinhar para a família está entre seus hobbies preferidos. "Eu faço todas as minhas misturas e os meus pães. Tenho dois filhos, já criados, mas continuo preparando coisas para eles. O bom da oficina é que eu ainda não conhecia esta marca", afirma. Para poder produzir em casa, ao fim do evento, cada uma das participantes também ganhou um kit da marca "Roseflor", composta de creme, massa para bolo e farinha de trigo.

 

Livro de receita no próximo ano

Para o próximo ano, a Afasc tem por objetivo ampliar ainda mais esta iniciativa. Depois da rea-lização das oficinas, a associação visa lançar um livro de receitas, feito através do aprendizado junto aos Clubes de Mães. Desenvolver capacitações junto a grupos de assistência social é uma característica antiga da empresa "Roseflor". De acordo com o coordenador de marketing, Gustavo Degrandi Spegiorin, além de oficinas para mães e idosos, a atividade também alcança o meio rural.

"Este projeto é bom não somente pela divulgação da marca, mas também pela interação com as pessoas, que é o nosso maior objetivo", diz Spegiorin.

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

Mais Notícias
Oba Delivery - Entrega de comida on-line