Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

GERAL

Entrevista: Reinaldo Barriga, produtor do novo CD de Danilo Dyba (Finalista do The Voice Brasil 2012) - Por Marília Dutra

01/11/2013 07:50
Foto por Fotos: Ar Press Comunicação e divulgação (Foto: Fotos: Ar Press Comunicação e divulgação) Clique para Ampliar
Marília Dutra - mariliadutra.amplyart@gmail.com

Músico, arranjador, compositor e produtor musical, Reinaldo Barriga é o meu entrevistado de hoje dando abertura às entrevistas a esta coluna.
Tenho o prazer de compartilhar um pouco de sua história com vocês leitores. Ele que agora também faz parte do meu currículo, é um grande artista nacional, artista das entrelinhas, escondido nos grandes arranjos e letras.
Barriga já trabalhou com grandes nomes do sertanejo, como Chrystian& Ralf, Guilherme & Santiago, Zezé di Camargo & Luciano, entre outros domesmo segmento musical, bem como com artistas de outros estilos.É ganhador de 2 GRAMMYS com Chitãozinho & Xororó, além de ter várias composições de sucesso nas vozes de outros artistas.
Com a dupla Guilherme & Santiago, trabalhou no álbum "Chovendo Estrelas", lançado em 2004. Além disso, é autor da canção "Perdi Você", faixa integrante do mesmo álbum que foi um dos mais vendidos no ano de 2004.

 Quais os projetos que lhe renderam dois GRAMMYS com a dupla Chitãozinho & Xororó. Como é trabalhar com esses renomados artistas?
Barriga: Com Ch&X ganhamos os doisGRAMMYS, com os dois DVDs “Clássicos Sertanejos e Vida Marvada”. Bem, trabalhar com os grandes artistas tem um toque de muita emoção e responsabilidade. E sempre fazendo arranjos,ou como músico, compositor ou produtor.


 Fale sobre a canção“Festa de rodeio”, que é considerada um dos hits da música sertaneja e você fez parte na composiçãocomCesar Augusto e Cesar Rossini?
Barriga: A música "Festa de rodeio" foi gravada por Leandro e Leonardo e escolhida para tema do programa "Amigos" e todos gravaram e cantavam, geralmente, em programas de rodeio. Ela é o meu carro chefe e está em demonstração no Museu da Língua Portuguesa aqui de São Paulo(rsrs).

 Quais de suas composições você considera sucessos do seu repertório autoral?
Barriga: As duas mais conhecidas são: “Festa de Rodeio” de Leandro e Leonardo e “Vem ficar comigo” de Zezé Di Camargo e Luciano. 

Você participou em grandes discos dos Engenheiros do Havai. Conte-nos um pouco sobre isso.
Barriga: É verdade, eu estava no comando da BMG Ariola, dirigindo o selo Plug, que cuidava das bandas e do rock, e o primeiro disco dos Engenheiros “Foi longe demais das capitais” que tinha as musicas "Sopa de letrinhas" e "Toda forma de poder" foi grande sucesso e depois veio o CD "Revolta dos Dândis" que tem "Infinita Highway" e "Refrão de bolero" que também ficou consagrado.

 Como aconteceu o convite para produzir o cantor Danilo Dyba, que foi finalista do “The Voice Brasil 2012”? O que sente da edição desse ano?
Barriga: Bem, foi a gravadora Universal Music quem me escolheu como produtor desse CD, e eles me pediram para fazer uma leitura no seguimento sertanejo, pois se tratava de um cantor que canta de tudo, e muito bem por sinal. Eu confesso que foi um grande desafio, mas eu gostei dos resultados. E com relação ao “The Voice Brasil 2012”, ainda não deu pra avaliar os resultados, mas acho que tudo que a Rede Globo faz, geralmente, muda os comportamentos na cena musical brasileira.Tomara que as coisas sigam nesse rumo, pois tem tantos valoresnesse pais que ainda terão suas chances, e uma em especial que é você Marilia Dutra, que eu tive a honra de começar um projeto, e com certeza, ainda teremos muitas coisas para fazer e compor.

 Querido Barriga, agradeço por me conceder esta entrevista. Admiro-te muito, não só pelas conquistas e méritos, mas também por seu comprometimento e profissionalismo. Estamos em parceria de composições e gravações e posso dizer que estou também sendo contemplada com seu conhecimento e talento.
Barriga: O prazer foi meu pode ter certeza, e eu estou sempre as suas ordens pra tudo que você precisar. E em breve, estarei ai com você pra gente fazer um acústico “Voz e violão”. Um super beijo.

O músico e produtor Elison Máximo de Andrade, aqui da região, foi convidado pra participar da gravação do DVD do cantor Eduardo Araújo, grande ícone da Jovem Guarda. Essa semana Elison esteve em São Paulo, onde aconteceram os ensaios para o show que está previsto para o dia 13 de Novembro em Minas Gerais. Conhecido pelos hits "O bom", e "Pode vim quente que estou fervendo", Eduardo Araujo vem apostando numa sonoridade mais country, estilo este que estará presente nesse novo DVD.

O músico e professor Cristiano Forte comandou a bateria da banda que acompanhou o grupo de solistas "Estúdio Vozes" no espetáculo: "Se todos Fossem iguais a você - 100 anos do Poetinha Vinícius de Moraes", sob a regência do Maestro Luiz Gustavo Zago. O evento aconteceu no dia 24 de outubro no Teatro Álvaro de Carvalho em Florianópolis.

Notícias breves:

A cantora de axé Diana Dias de Floripa, lançou nessa semana um novo video clip da música "Se você for", a participação de Saulo (ex Banda Eva). Link: http://youtu.be/i_01nvBHrgk

A atriz Deborah Seco que viveria o papel da cantora Joelma no filme sobre o“Grupo Calypso” desistiu essa semana da personagem. Ela alega ser por impossibilidade de agenda.

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

Mais Notícias