Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

GERAL

Alunos do curso de formação da Guarda Municipal recebem instruções no PPT

01/05/2013 18:12
Foto por Leonardo Zanin (Foto: Leonardo Zanin) Clique para Ampliar
Redação / reportagem@atribunanet.com

Os 35 aprovados no concurso para Guarda Municipal de Criciúma estão encerrando o curso de capacitação para assumir a função. Na tarde desta quarta-feira eles passaram por mais uma etapa na sede do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT). Com a instrução do tenente da PM e comandante do PPT, Mário Luiz Silva, os alunos do curso aprenderam como agir em algumas situações, até mesmo de tumulto, utilizando armas não letais como o gás de pimenta.

A aula iniciou às 8h. Eles aprenderam na teoria como utilizar corretamente o gás e suas características. Após a teoria, foram para a prática. Para entender o que uma pessoa sente ao inalar o gás, eles precisaram se tornar vítimas e sentir o poder da arma que irão utilizar. “Essa é uma arma que os acompanhará nas ruas e hoje eles aprenderam a utilizar de forma correta o gás. Sentir o malefício que algo faz, é a melhor forma de saber o momento em que se deve utilizar essa arma. Agora eles já estão aptos. O gás de pimenta é uma arma poderosa não letal que praticamente não causa problema ao ser humano. O efeito é temporário, cerca de 40 minutos para a recuperação”, comenta o tenente Mário.

Para os alunos do curso, essa aula foi fundamental e com o conhecimento adquirido saberão a melhor forma de agir em diversas situações. “Foi uma aula prática onde sentimos na pele como as pessoas se sentem quando recebem o gás. Isso ajuda a identificar a melhor forma de agir. Não podemos sair por aí utilizando o gás em qualquer situação, principalmente onde há crianças. Aprendemos várias técnicas e isso irá nos auxiliar a ter mais concentração na hora do tumulto”, conta o aluno Eduardo Guedes. O curso encerra no dia 7 de maio.

Galeria de Fotos

Últimas Notícias

Mais Notícias