Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

GERAL

1º Fórum de Transporte e Desenvolvimento Regional acontece hoje, em Criciúma

15/05/2018 06:08
Foto por Daniel Búrigo (Foto: Daniel Búrigo) Clique para Ampliar
Lucas Renan Domingos

Discutir alternativas para conectividade entre os transportes e, com isso, impulsionar o desenvolvimento da região. Essa é a proposta do 1º Fórum de Transporte e Desenvolvimento Regional, que irá acontecer hoje, a partir das 8h30min, na sede da Associação dos Municípios de Região Carbonífera (AMREC), em Criciúma.

A responsável pela organização do evento e doutora em Planejamento de Transportes e Desenvolvimento Urbano pela Universidade de Tübingen, na Alemanha, Natália Martins Gonçalves explica que é preciso potencializar as oportunidades já estruturadas na região.

“É necessário reinventar o modelo de desenvolvimento socioeconômico no Brasil. A região Sul de Santa Catarina está privilegiada. Tem o porto de Imbituba, dois aeroportos, de Jaguaruna e Forquilhinha, a BR-101 duplicada, a ferrovia Tereza Cristina e, agora, o andamento da pavimentação da Serra da Rocinha. Então não é uma questão de novos investimentos e, sim, pensar essa infraestrutura já implantada aqui e agregar esses modais”, destacou.

 

União dos municípios

Para Natália, os municípios devem parar de competir entre si para começar a pensar a região em que estão inseridos. O debate, então, deve partir da administração pública das cidades. “Eles conhecem os caminhos para chegar a Brasília e na capital em busca de recursos, mas não pensam alternativas dentro da região, o que não irá beneficiar somente uma cidade, mas o crescimento regional”, avaliou.

A doutora acrescenta ainda que ideias como novos modais, discussões sobre comércio e captação de cargas, alternativas de escoamento e armazenagem de produtos devem ser debatidas em grupo.

“Por isso estamos realizando na AMREC. As associações são as casas dos municípios que compõem a região e onde essas conversas devem acontecer. Outro ponto é a preparação de pessoas para desenrolar e agilizar esses processos de conectividade no transporte. Hoje as prefeituras estão despreparadas”, afirmou Natália.

Interessados em participar do 1º Fórum de Transporte e Desenvolvimento Regional devem garantir inscrição, gratuita, através do email: forumtransporte.desenvolvimento@gmail.com. As vagas são limitadas.

Últimas Notícias

Mais Notícias