Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

OPINIÃO

Pulgas e Carrapatos: grandes vilões para os animais de estimação neste verão

12/01/2019 06:00
Luiza Cechinel, Médica Veterinária no Hospital Veterinário Criciúma

Você sabia que o início do verão propicia um aumento considerável de casos de pulgas e carrapatos nos nossos animais de estimação? Tudo porque só o ovo da pulga, que normalmente leva em média quase cinco meses para originar uma pulga adulta, durante as altas temperaturas pode se originar em apenas dez dias!

E se engana quem pensa que a pulga gera apenas coceiras nos cães. Os parasitas podem causar uma série de doenças aos animais, com o início como anemia, perda de energia, ficam desanimados e até febre. Graves consequências como Babesiose, paralisia ou Febre Maculosa podem vir a surgir com carrapatos. Nos pets em que já há pulgas ou carrapatos, é preciso passar por uma avaliação de um médico veterinário para a recomendação de soluções certas para o tratamento.

Como Médico Veterinário, nossa principal indicação é se prevenir. Primeiramente, fazendo uma revisão constante. É preciso verificar periodicamente a pelagem e a pele em busca dos parasitas, inclusive com uma boa escovação. O ambiente também é muito importante. Cuidar do local onde o pet dorme e convive, além do jardim e da vegetação nas proximidades do lar, é fundamental.

Em caso de descoberta da anomalia, recomendamos que o Médico Veterinário possa fazer a melhor avaliação. Apesar dos inúmeros remédios caseiros, sempre recomendamos o uso de antipulgas correto. O profissional vai determinar a melhor forma de administração, seja por spray, comprimidos mastigáveis ou através de pipetas.
 
Sendo assim, esperamos que o pet possa aproveitar esses dias de calor da melhor maneira possível!

Últimas Notícias

Mais Notícias