Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

OPINIÃO

O Yoga não é para todo mundo. Talvez seja para você

18/01/2019 06:00
Letícia Rocha Teixeira, estudante

No Yoga não existe pré-requisitos para a prática, e o Yoga não se restringe a uma hora de prática num centro de Yoga. Segundo T.K.V. Desikachar: “Nós iniciamos onde e como estamos e o que tiver que acontecer acontecerá”.
Entre os benefícios do yoga está melhora na concentração e nos ensina a viver com mais consciência, essa semente é plantada quando agimos de tal forma que toda a nossa atenção esteja direcionada para o que estamos fazendo no momento. Além disso, sua filosofia propõe uma visão ética do mundo e do nosso papel nele hoje, pois a prática apenas nos pede para agir e estarmos atentos às nossas ações.
A prática regular de yoga aumenta a saúde e a estabilidade emocional promovendo um bem-estar geral. No plano físico, as posturas alongam os músculos, ligamentos, tendões e fáscia – o tecido que envolve os músculos, proporcionando flexibilidade ao praticante; e o mais interessante: para praticar precisamos apenas de nós e o tapetinho, sendo que nas posturas o corpo sustenta o próprio peso, e por esse motivo ajuda no combate à osteoporose ou degeneração óssea, pois ajuda os ossos a se reconstituírem.
No plano psíquico, vários estudos mostraram que o yoga tem um efeito positivo no cérebro e no sistema nervoso central. Segundo o Dr. Loren Fishman, físico de Nova Iorque: “O yoga torna mais espessas as camadas do córtex cerebral, a parte do cérebro associada ao aprendizado avançado, e aumenta a neuroplasticidade, que nos ajuda a aprender coisas novas e a mudar a maneira com que fazemos as coisas”. 
Tomando a prática de ásanas associada com as mudanças positivas no pensamento... Quando nós encontramos uma maneira de flexionar o tronco e tocar os nossos dedos dos pés, permanecer em posturas invertidas e “paradas de mão”, tudo isso que antes era inatingível terá um significado único para a pessoa que aprendeu a se superar. Segundo Desikachar, “Quando encontramos a forma correta de trazer o nosso desejo para a ação, este passo é yoga”. 
E isso refletirá positivamente na sua maneira de encarar os desafios, e o mundo. Produzindo uma visão mais verdadeira, mais bela das coisas. Melhorando assim a nossa qualidade de vida.
“Yoga tem a sua raiz no pensamento indiano, mas o seu conteúdo é universal, porque tem a ver com o seu significado através do qual podemos fazer as mudanças que desejarmos em nossas vidas”, T.K.V. Desikachar.

Últimas Notícias

Mais Notícias