Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

OPINIÃO

Importantes medidas governamentais que contribuíram para a implantação da CSN

24/05/2018 06:00
Ruy Hulse - Presidente de Honra do SIECESC

Após a visita a Santa Catarina em 11 de Março de 1940 em Florianópolis, Getúlio Vargas reitera seu propósito de implantar em definitivo as industrias básicas no país a começa pela construção da CSN, inclusive determinou as medidas visando a melhoria dos portos de Imbituba e Laguna e reaparelhamento da Ferrovia Dona Tereza Cristina.
Decorrente da sua visita a Santa Catarina Getúlio baixou o Decreto Lei 2667 de 3 de outubro de 1940, criando o Conselho Nacional de Minas e Metalurgia, órgão vinculado no Ministério de Viação e Obras Públicas, cujo títular era de Cel. João Mendonça Lima.
Com esta medida o governo dava sinais claros de promover outras dimensões à indústria carbonífera catarinense, único produtor de carvão metalúrgico, indispensável a produção de coque siderúrgico destinado à CSN – Cia Siderúrgica Nacional.
Por outro lado o Cel. Macedo Soares e Silva, o e próprio Ministro João Mendonça Lima visitam a região Carbonifera catarinense, inteirando-se das reservas da Camada Barro Branco e real a produção de carvão destinado a CSN obtendo êxito na sua missão.
Para garantir o suprimento de carvão a CSN o Governo baixa o Decreto 6771 de 7 de agosto de 1944 reservando todo o carvão produzido em Santa Catarina para a CSN, incumbindo ao Coordenador da Mobilização Econômica, Ministro João Alberto de fazer valer os termos do referido Decreto.
Na verdade, o Governo intervia na indústria do carvão, tendo o comando do Cel. Edmundo Macedo Soares, que ocupava o cargo de Diretor de Técnico da CSN,  mobilizando as mineradoras do Estado a se organizarem e produzirem o carvão necessário, demanda da indústria brasileira, notadamente à CSN.
Dentro deste contexto siderúrgico, o governo necessitou implantar dois grandes empreendimentos a saber: uma usina de beneficiamento de carvão, recebido das mineradoras e outro, uma usina térmica, a usina (UTE) para fornecer energia elétrica a unidade de beneficiamento e à região produtiva de carvão.

Voltaremos oportunamente ao assunto.

Últimas Notícias

Mais Notícias