Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

OPINIÃO

Envelhecer saudável

08/10/2018 06:00
Silvana de Souza Policarpi é psicóloga CRP 12/09759 - Voluntária CERES - Associação Criciumense de Apoio à Saúde Mental

Terceira idade ou melhor idade é a fase da vida que começa aos 60 anos nos países em desenvolvimento e aos 65 anos nos países desenvolvidos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Envelhecer faz parte do processo e saber passar por este com qualidade é a chave para a longevidade. O termo melhor idade é bem definido, pois é o período em que a maturidade é plena e a experiência é uma bagagem importante que se carrega para si e para os outros. Envelhecer com qualidade dependerá muito das atitudes que se toma ao longo da vida. No entanto, para aqueles que perceberam o relógio despertar mais tarde que o ideal, é importante saber que nunca é tarde para priorizar a saúde da mente e do corpo.
Podemos envelhecer com saúde desde que não nos refugiemos na autopiedade e vitimização, envelhecer não significa que a vida acabou, existe muitas possibilidades e opções. Embora não tenhamos problemas de saúde agora e nos sintamos bem, não podemos esquecer que, em questões de saúde, tudo o que fizermos quando jovens gerará consequências para o futuro. 
Mas como podemos envelhecer com qualidade de vida? Podemos começar com uma alimentação saudável, exercícios regularmente e não esquecendo que a saúde mental também deve ser cuidada. Para desenvolver uma saúde mental é essencial que tenhamos pensamentos positivos e otimismo. Existem muitas atividades voltadas para pessoas que já chegaram à terceira idade, como os grupos de terceira idade, que favorecem estados emocionais positivos, porque ajudam a aliviar o estresse.
Programas que envolvem participar de atividades grupais, como danças, passeios e confraternizações, permitirão conhecer novas pessoas e fazer novas amizades e em alguns casos até começar um lindo relacionamento. 
Em muitos desses espaços as atividades são realizadas durante o dia e a socialização é incentivada. A sociedade está se preparando bem mais para o envelhecimento no qual as limitações já não são mais obstáculos, apesar de precisar ainda de muitas melhorias para essa nova população que está se formando.
Portanto, não deixemos para amanhã tudo que podemos fazer hoje, que possamos viver essa fase da vida de forma plena, feliz, intensa e sem perder a vontade de viver. O envelhecer pode tornar nossos ossos frágeis, reduzir a agilidade, mas não tem que afetar nossa vontade de se levantar todos os dias e continuar descobrindo novas formas de buscar a qualidade de vida na terceira idade.

Últimas Notícias

Mais Notícias