Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

OPINIÃO

Entenda o seu público algo e empreenda de maneira correta

15/04/2019 06:00
Jonathas Roberge - mentoring e debatedor da Rádio Som Maior

Todos falam que o cliente pode tudo, porém, isso é passível de uma boa discussão. Convivendo com uma concorrência cada vez mais acirrada a maioria das empresas faz de tudo para conquistar o cliente. Devemos sim estar antenados e sempre atualizados com as novas percepções mercadológicas, mas isso não significa que o cliente pode tudo. Migramos do analógico para o digital, do mercado restrito para o global. Os empresários possuem hoje uma concorrência que jamais imaginariam que existiria. Mesmo assim, o NÃO faz parte do negócio.
O empreendedorismo pode surgir de duas maneiras, uma de forma organizada e planejada e outra de uma necessidade urgente. Esta segunda tem sido fortemente influenciada pelos altos índices de desemprego no atual cenário brasileiro, onde inúmeros desempregados tentam bravamente empreender. Há vários erros cometidos pelos novos empreendedores e organizar fatores importantes do negócio, pode justificar alguns “NÃOS” ao cliente. Alguns destes Fatores importantes são: falta de capital de giro, falta de planejamento a médio e longo prazo, formação de preço e principalmente, o público alvo. Como diz a famosa frase: “quem vende para todo mundo, não vende para ninguém”.
tratar especificamente do público alvo. Baseado na entrega do seu produto ou serviço, o empresário deve saber especificamente o que ele vende e a quem ele vende. Lógico que não é simples e existem inúmeros fatores, mas realmente esses dois são os mais necessários. Exemplificando, se imaginarmos uma padaria, mentalmente nos vem algumas tantas imagens como: pães maravilhosos, tortas, ambiente limpo, café e demais derivados específicos para este mercado. Vamos imaginar que materializamos esta padaria em um passeio pelo centro da cidade. Ao entrar na porta o primeiro impacto, o ator principal não é o pão. Anúncios como: “ marmita a R$ 10,00”, ‘Servimos almoço”, “todas as noites servimos pizza”, entre inúmeros balcões repletos de DVDs, Revistas e tudo que possamos imaginar.
Não conseguimos ser excelentes em tudo o que fazemos e as empresas também não. Por isso, ser direto, pensar como o cliente e ter um portfólio direcionado ao segmento que representa, faz com que a sua autoridade no assunto seja lembrada. Por isso, conhecer o seu produto ou serviço sendo muito específico no segmento e saber o perfil do comprador será, com certeza, mais da metade do sucesso do seu negócio.

Últimas Notícias

Mais Notícias