Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

OPINIÃO

Educação, arte e direitos humanos

18/05/2017 06:00
Prof. Dr. Alex Sander da Silva - Professor e Membro do Conselho Editorial da Editora Unesc

O  Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE realizará, nos dias 22, 23 e 24 de maio, no campus da Unesc, o "II Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos", o qual abordará os temas Educação, Arte e Direitos Humanos.
O evento se configura em um espaço de debate importante para pesquisadores, acadêmicos e profissionais ligados, direta ou indiretamente, à área da educação. Este evento discute a inter-relação entre a Educação, Arte e Direitos Humanos, articulados nas produções acadêmicas das diferentes linhas de pesquisa do PPGE.
As experiências educativas, em uma configuração articulada com a arte, permitem uma compreensão da realidade que ultrapassa o mero uso de esquemas racionais. De um lado, o contato com "expressões artísticas", no âmbito da educação, permite experiências enriquecedoras que, ao serem dissolvidos os mecanismos de repressão e formação reativos, inauguram novas relações da educação em seus processos formativos. Por outro lado, é importante notar quais os pressupostos formativos que se apresentam como norteadores das elaborações e ações educativas na sua aproximação com a arte.
Em uma sociedade que cada vez mais privilegia o individualismo e a insensibilidade, ao invés de promover a solidariedade e o respeito, faz-se necessário tematizar ainda questões relacionadas à promoção do sentido dos "direitos humanos". Nesses termos, pretende-se pensar a educação vinculada aos aspectos de uma aguda crise social, política e econômica no âmbito da sociedade brasileira, que requer reflexões e ações no modo de buscar a sua supe-ração.
Por entendermos que a educação não se dá no vácuo, mas dentro de um espaço de construção de identidades, de um processo histórico e social delimitado, o seminário quer debater a condição atual da educação na conjunção entre educação, arte e direitos humanos como um espaço de socialização de resultados de estudos de pesquisadores graduandos, graduados, pós-graduados e pós-graduandos, internos e externos ao PPGE da Unesc.
Assim, o principal desafio a ser enfrentado na educação contemporânea é abrir-se ao espaço da sensibilidade, das formas da pluralidade das obras de arte, bem como voltar-se para os direitos humanos, estendendo-se para a dimensão do "outro", que faculta um novo modo de olhar e compreender o mundo.
Durante o seminário, lançamentos de livros ocorrerão, com objetivo de abrir espaços para a socialização do conhecimento e o incentivo à publicação. Essa atividade é uma parceira do PPGE com a Editora Unesc.
Na conferência de abertura, no dia 22 de maio, acontecerá o lançamento da tradução do livro "Lorenzo Milani: a escola de barbiana e a luta por justiça social", dos autores Frederico Batini, Peter Mayo e AlessioSurian. A obra discute as contribuições do pe-dagogo italiano Lorenzo Milani para a educação popular. 
Ainda ocorrerá o relançamento do livro "Surpreender-se - poesias", do autor Sansone Pereira, pseudônimo de Antonio Serafim Pereira. A obra se divide pelas seções temáticas: viver, tempo, amores, mulheres, imaginação e autoria. A ideia é que a poesia deve ser livre e guiada pela emoção, afinal ela deve ser um espaço para imaginar, inspirar, recriar e inventar.
Na conferência de encerramento, no dia 24, será realizado o lançamento do livro "Jogo, Brincadeira e Brinquedo: usos e significados no contexto escolar e familiar", em uma segunda edição, do autor Gildo Volpato, a obra aborda os jogos, as brincadeiras e os brinquedos que re-velam a cultura, os valores e as crenças, bem como as concepções de ensino e aprendizagem de cada povo, em cada época.
Mais informações podem ser acessadas pelo site do evento: https://doity.com.br/ii-seminario-de-educacao-conhecimento-e-processos-educativos.

Últimas Notícias

Mais Notícias
Oba Delivery - Entrega de comida on-line