Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

OPINIÃO

Desenvolvimento do livro digital em plataformas educacionais

23/01/2019 06:00
Tiago Cesconeto Roque - analista de Tecnologia Educacional, e Lucimara Cardoso Nicolau, professora do Colégio Marista

A evolução das tecnologias digitais de informação e comunicação tem transformado profundamente a sociedade em todas as suas dimensões, inclusive a educação. A inovação acontece por meio do ambiente virtual, pelas novas formas de publicação e organização de conteúdo ou até pelo entretenimento em sala de aula. As metodologias ativas, que colocam o aluno no centro do aprendizado, transformando-o em protagonista de sua evolução acadêmica, encontram na tecnologia suporte para que o estudante absorva o conteúdo.
Na entrada do século 20 e com o movimento das tecnologias da informação, da comunicação e a ascensão da internet, modificaram-se as formas de distribuição, criação e também da leitura dos livros, alterando a forma tradicional das editoras que utilizavam apenas os livros impressos. Assim, tornou-se possível criar publicações interativas ou versões digitais para computadores, celulares e tablets. Objetos de aprendizagem em plataformas como o Sway (que permite criar conteúdos interativos) e o Blackboard (ambiente de aprendizado virtual) geraram facilidades para o recolhimento de dados e o desenvolvimento do livro digital.
Desta forma, os estudantes e os docentes podem aprender na prática utilizando-se destes aplicativos e softwares destinados à área acadêmica. Uma das vantagens da utilização dessas ferramentas é a concentração do material e a realização de atividades cujos resultados podem ser obtidos após o término do processo.
Com isso, vimos a necessidade de desenvolver uma versão digital do livro Crianças como Você para os quintos anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Criciúma (SC). Levando em conta que a metodologia utilizada na construção do projeto é do cotidiano dos estudantes, eles demonstraram mais interesse pelo processo de construção. Por outro lado, percebe-se que os professores conseguiram tirar proveito dos benefícios que a tecnologia pode trazer para o processo de ensino-aprendizagem, atuando de maneira mais atraente e inovadora.
As tecnologias digitais da informação tornaram-se grandes aliadas do professor e devem ser vistas como instrumentos que consolidam o aprendizado. As aulas tornam-se ainda mais fascinantes, a relação entre professor e aluno se enriquece, os alunos se sentem mais motivados e receptivos ao aprendizado e, consequentemente, o ensino se torna mais ativo. Dessa forma, uma educação inovadora e participativa poderá ser estabelecida a partir do compromisso dos envolvidos no processo de aprendizagem. Assim, a tecnologia é uma grande aliada na construção da educação e na formação do cidadão.

Últimas Notícias

Mais Notícias