Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

OPINIÃO

A importância dos carvões – 2ª parte

08/02/2019 06:00
Ruy Hulse - Presidente de Honra do SIECESC

A importância do carvão mineral é relevante na produção de energia elétrica, cerca de 41% da energia elétrica mundial é oriunda do carvão e de suma importância na indústria siderúrgica. Os carvões ditos metalúrgicos, produzidos em vários países, são transformados em coque, e este, utilizado nos altos fornos com a finalidade de fundir o minério de ferro.
O Brasil já produziu o chamado carvão metalúrgico da camada Barro Branco, na qual continha uma fração coqueificável, utilizada nas siderúrgicas brasileiras.
Sob alegação do preço elevado do coque, produzido pelo nosso carvão metalúrgico o Presidente Color, determinou extinguir a sua produção, passando as siderúrgicas a importar carvão metalúrgico com alíquota zero. Exclusado dizer que esta decisão do Presidente Color gerou uma crise, sem precedentes, na cadeia produtiva do nosso carvão, atingindo a produção, ferrovia e lavador de Capivari, resultando milhares de desemprego.
Como é relevante a produção de carvão mineral, destinados a várias atividades, como geração de energia elétrica, siderúrgica, geração de vapor para calefação, indústria cimenteira, etc... passando a registrar a produção mundial de 2009 a 2016 em bilhões de toneladas:
Em 2009 – 6,8 / em 2010 – 7,2 / em 2011 – 7,7 / em 2012 -7,8 / em 2013 -7,1 / em 2014 - 8,0 / em 2015 – 7,9 / em 2016 – 8,7.
Fonte: IEA.GOV – Informativo Energy – Publicado no Anuário do Carvão
Na sequência forneceremos outros dados que, revelam a importância   deste combustível fóssil no desenvolvimento socioeconômico de vários países.
Voltaremos oportunamente ao assunto.

Últimas Notícias

Mais Notícias