Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

OPINIÃO

A importância da Matemática pelo olhar de quem vive a sua aplicação

03/08/2018 06:00
Kristian Madeira - Professor doutor da Unesc

O Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados (GPMEQ), coordenado pelo professor doutor Kristian Madeira apresenta como área de concentração predominante a Probabilidade e a Estatística. O GPMEQ foi fundado no ano de 2017, e vem atuando em parceria com diversos pesquisadores, estudando métodos quantitativos aplicados à diversas áreas do conhecimento.
Atualmente integram o grupo os professores pesquisadores Kristian Madeira (Matemática), Francine Costa de Bom (Educação Física), Leopoldo Pedro Guimarães Filho (Engenharia de Produção), Louise Miron Roloff (Matemática), Merisandra Côrtes de Mattos (Ciência da Computação) e Vilson Menegon Bristot (Engenharia de Agrimensura). Também integram o grupo os estudantes Alexandre Pacheco (Matemática), Carolina Michels (Matemática), Rafaela Okchstein Borges de Souza (Odontologia), Guilherme de Sá (Engenharia de Produção), Liz Justino Fernandes (Matemática), Luciana Luiz Vieira Grafulim (Educação Física) e Pedro Gabriel Ambrosio (Matemática) e as técnicas Helen Dominik Cattaneo (Matemática), Patrícia Pereira Pacheco (Engenharia de Produção) e Elisangela Just Steiner (Ciência da Computação).
O GPMEQ no último ano se dedicou ao estudo de técnicas bibliométricas, que resultou na publicação de um artigo científico (Three-Parameter Logistic Model (ML3): A Bibliometrics Analysis) em uma revista científica internacional (International Journal of Advanced Engineering Research And Science). Atualmente tem se dedicado aos estudos de análises estatísticas utilizando o       software “R” e análises estatísticas multivariadas utilizando o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).
Encontram-se em fase de finalização as pesquisas intituladas “Ferramentas Multicritério de Apoio à Tomada de Decisão: uma comparação Bibliométrica” (Guilherme de Sá) e “O Processo de Formação de Atleta na Ginástica Artística Feminina: um Estudo Bibliométrico” (Luciana Luiz Vieira Grafulim).
Os egressos do GPMEQ acabam por atuar em diversas áreas, desde a docência até o trabalho em setores diversos. A egressa Helen Dominik Cataneo é exemplo disso. Ela atuou no GPMEQ desde a fundação do grupo até o término do ano de 2017, quando concluiu a sua graduação em Matemática. Atualmente é professora de Matemática em escolas públicas da rede estadual de Santa Catarina e professora de Bioestatística do Internato do Hospital São José.
Como meta, o GPMEQ pretende tornar possível a implantação do Núcleo de Assessoria em Métodos Quantitativos Aplicados (NAMEQ) na Unesc, que irá promover, entre outros, a maximização da produtividade científica das pesquisas quantitativas realizadas na Universidade e a capacitação de docentes, discentes e comunidade externa por meio de cursos de extensão e especialização.

Últimas Notícias

Mais Notícias