Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Pinduka

100 ANOS DO MANEQUINHA DA ESTAÇÃO

31/08/2017

Manoel Higino de Oliveira, o Seu Manequinha da Estação, comemoraria 100 anos hoje 

* 02/09/1917 em Congonhas, em Tubarão.
+ 26/10/2002 em Florianópolis, com 85 anos, onde se encontrava em tratamento de saúde.

Casado com a Lúcia Martignago (filha de Luiz Martignago e Fortunato Pierini, tradicionais famílias pioneiras na imigração criciumense). O casal Manequinha e Lucinha morou muitos anos ali na Rua Mal. Floriano Peixoto (defronte ao Lapagesse), onde criaram seus filhos. Eram vizinhos da Dona Marta Minatto Búrigo (filha do lendário Fiobo Minatto e mãe do nosso amigo de infância Dalton Búrigo, que mora em Porto Alegre) e do saudoso casal Mário Gregório dos Reis e professora Elza Sampaio dos Reis (pais de outro amigo de infância, saudoso Mário Geraldo dos Reis). As três casas continuam ainda ali.  Tempo bom que não volta mais!

FILHOS: Roberto Luiz de Oliveira (Advogado), Vanete Lúcia de Oliveira Lopes (Funcionária Pública) e Ricardo Cesar de Oliveira (Oficial de Justiça avaliador na Justiça Trabalhista em nossa cidade). Vieram oito netos e dois bisnetos.


HISTÓRICO: com o crescente aumento na extração do carvão mineral e a necessidade de novos empregados, o seu Manequinha foi admitido em 01/05/1937, aos 20 anos, na E.F.D.T.C – Estrada de Ferro Dona Thereza Cristina. Ali foi auxiliar, telegrafista, despachante e finalmente Agente.


HOMENAGEM DA FAMÍLIA:

1) Homem probo, cidadão correto, bom companheiro, deixou a todos muitos legados, com destaque o da honestidade, base da fraternidade, amizade, riqueza de valor, caráter, disciplina...

2) A cidade lhe prestou homenagens dando o seu nome a uma Rua ali no Bairro São Cristóvão.

3) Infelizmente também não temos mais a antiga Estação Ferroviária, a passarela de ferro (Viaduto), os apitos de chegada e saída dos trens. O progresso fez com que essas coisas boas passassem para a nossa memória.

 

SAUDADES DO GAVA DA MINA MODELO

Davino Gava comandou a antiga Mina Modelo Caetâno Sônego, ali na Mina Brasil, de 1984 até 2003

+ 25/07 – com 80 anos - AVC
Velado na Mina Brasil e sepultado no Cemitério do Caravággio (Nova Veneza).


Morador da Mina Brasil.


Filhos: as meninas ROSANE (proprietária da Auto Escola Triângulo), JOSIANE (dona da Loja Luz da Lua, no Nações Schopping), JANICE (gerente da Locativa Vendas) e os meninos NELCIR e NERI (ambos morando em Brasnorte no Mato Grosso.
CURIOSIDADE: era gêmeo com o saudoso IZIDORO.

 

 

Últimas de Pinduka

Veja mais
Oba Delivery - Entrega de comida on-line