Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Pe. Samiro Meurer

Domingo foi dia de celebrar o Dia Mundial dos Pobres

20/11/2017

Com a convocação "Não amemos com palavras, mas com obras", o papa Francisco, em sua Mensagem para o Dia Mundial dos Pobres, traz a grande motivação para mais esta data que foi incluída no calendário que compõe a agenda católica mundial no final do Ano Santo da Misericórdia, em 2016 e que, portanto, foi celebrado pela primeira vez no  domingo, dia 19 de novembro.
"Convido a Igreja inteira e os homens e mulheres de boa vontade a fixar o olhar, neste dia, em todos aqueles que estendem as suas mãos invocando ajuda e pedindo a nossa solidariedade. Este dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade", diz o papa Francisco em um trecho da mensagem.
No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) confiou o processo de animação do Dia Mundial dos Pobres à Cáritas Brasileira. Neste sentido, para que toda Igreja e todas as pessoas de boa vontade vivam intensamente a proposta desta iniciativa do papa Francisco, a Cáritas propõe uma semana de mobilizações marcadas por encontro positivos com os empobrecidos e empobrecidas do Brasil: a Jornada Mundial dos Pobres - Semana da Solidariedade.

 

Seminário de Caravaggio promoveu 3º Encontro Vocacional

O Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, acolheu o 3º Encontro Vocacional de 2017, um tempo de convivência para jovens de diversas paróquias da Diocese de Criciúma. A sexta-feira foi dedicada a atividades externas, gincana, celebração da missa, jantar e luau vocacional. Na manhã de sábado, após a alvorada dos sinos, os jovens realizaram a oração das laudes e teve uma formação sobre a liturgia das horas. À tarde, após a apresentação da história e da devoção a Nossa Senhora de Caravaggio, os vocacionados tiveram um momento de partilha feito pelos seminaristas que falaram sobre as atividades pastorais, seguido pela oração do terço meditado, missa e adoração ao Santíssimo Sacramento, além de momentos de recreação. No domingo de manhã, o grupo caminhou até o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, onde participou da missa, às 9h, junto à comunidade e conheceram um pouco mais sobre a espiritualidade do seminarista. No início da tarde, os jovens candidatos ao Seminário receberam o comunicado individual sobre a aprovação para o ingresso em 2018.

 

25º Zumbi Afro contou com palestras e noite de homenagens

A Pastoral Afro-Brasileira da Diocese de Criciúma celebrou ontem, o 25ª Zumbi Afro. A festa, que recorda o Dia da Consciência Negra (celebrado nesta segunda), foi acolhida pela Paróquia São Donato, em Içara. Com início às 9h30min, contou com as palestras do Professor Paulino de Jesus Cardoso, de Florianópolis, com o tema "Os desafios da luta contra o racismo no Brasil" e da Doutora em História pela PUCRS, Professora Cristiane Maré da Silva, que conduziu o tema "Empoderamento da mulher negra". No final da manhã, a palestra foi de Maria Odete de Lages, especialista em Relação Étnica Racial. Após o almoço com comida típica no salão da matriz a tarde foi permeada de apresentações culturais e pagode. Na segunda-feira, o local será palco de homenagem a 12 pessoas negras que se destacam no município. A cerimônia inicia às 19h30min, com presença de Osvaldo Vargas e da Dra. Renata da Rosa Santos, que contarão suas histórias de vida.

 

Conselho Regional de Pastoral se reúne em Joaçaba

A diocese de Joaçaba acolheu nos dias 16 e 17 de novembro a segunda reunião do Conselho Regional de Pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento aconteceu no Centro de Formação João Paulo II e contou com a presença dos bispos das dioceses que compõe o regional, coordenadores de pastorais, ecônomos e lideranças das pastorais em todo o território do estado de Santa Catarina.
A reunião teve início com uma acolhida feita pelo bispo da diocese de Joaçaba, dom frei Mário Marquez, que recebeu o evento. Em seguida, o bispo de Tubarão e presidente do Regional Sul 4, dom João Francisco Salm, fez a fala de abertura das atividades ressaltando a importância das temáticas que foram trabalhadas durante a reunião do conselho. Dom João também lembrou o discurso do papa Francisco aos bispos durante a Jornada Mundial da Juventude 2013 no Rio de Janeiro, onde relatou a importância da Conferência dos Bispos e seus rostos regionais.Após a celebração de abertura preparada pela diocese de Chapecó, o secretário executivo, padre Luciano dos Santos, fez uma breve memória da primeira Reunião do Conselho Regional de Pastoral realizado em Blumenau no mês de março. E vários outros assuntos foram tratados no conselho regional.
O primeiro momento formativo da Reunião do Conselho Regional de Pastoral teve como tema "Nos Caminhos da Ação Evangelizadora", e foi conduzido pelo coordenador de pastoral da diocese de Tubarão, padre Lino Brunel. Ainda na parte da manhã da quinta-feira, padre Márcio Martins Rosa apresentou os encaminhamentos sobre o processo de Iniciação à Vida Cristã a partir da Assembleia Regional de Pastoral e Salézio João de Souza, representante da equipe articuladora do Conselho Regional do Laicato, falou sobre as ações planejadas para a vivencias das dioceses no Ano do Laicato que que terá início no próximo dia 1º de dezembro.

Na tarde do primeiro dia de reunião, foi proposto aos participantes um trabalho de grupo para avaliação da última redação do texto sobre as "Orientações para a Digna Celebração do Sacramento do Matrimônio". O texto que está sendo preparado pela Comissão de Liturgia do Regional Sul 4 da CNBB, servirá de parâmetro na preparação e condução das celebrações matrimoniais nas Igrejas particulares do estado de Santa Catarina.

Últimas de Pe. Samiro Meurer

Veja mais