Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Pe. Samiro Meurer

Paróquias se reúnem para aprofundar tema da Campanha da Fraternidade 2019

02/01/2019

A Diocese de Criciúma promoveu em dezembro duas noites de estudo sobre a Campanha da Fraternidade que, no ano de 2019, terá como tema "Fraternidade e Políticas Públicas" e lema "Serás libertado pelo direito e pela justiça" (Is 1,27).
Os estudos são realizados em forma de conferência, com a colaboração de Marcos Tramontin, Hélio Furlan e Juliano Carrer, que conduzirão a reflexão. Primeiro, a atividade reuniu as paróquias do Núcleo Sul da Diocese, no Auditório da Paróquia Nossa Senhora da Oração, em Turvo. Depois, foi a vez das paróquias do Núcleo Norte se reunir no Auditório da Paróquia Santa Bárbara, em Criciúma.
O ponto alto da CF acontece paralelo ao tempo da Quaresma, que inicia no dia 6 de março e conta com o gesto concreto da Coleta Nacional da Solidariedade, no Domingo de Ramos, 14 de abril. O desejo da Igreja no Brasil é ajudar a sociedade a refletir sobre a importância das políticas públicas para que todos possam viver com dignidade.

Seminarista Guilherme Bada participa de missão na África

O COMISE do Regional Sul 4 organiza, durante todo o ano de 2019, o projeto férias missionárias intitulado Missão Anunciação.
Houve uma partida no dia 17 de dezembro com chegada por volta das 23h do dia 18 de dezembro em Guiné Bissau, país onde acontece a experiência missionária. No dia 17, tivemos a missa de envio com o arcebispo metropolitano de Florianópolis, bem como padres e familiares presentes.
Esta experiência conta com a participação de 10 seminaristas e 7 leigos, somando 17 missionários do Estado de Santa Catarina. Dentre esses 10 seminaristas, está o seminarista da Diocese de Criciúma, Guilherme Bada Duzioni, do quarto ano de Teologia.A missão acontece até 22 de janeiro. Será uma experiência de 36 dias de missão ad gentes.
Uma iniciativa ousada, mas confiando na mão de Deus que nos guarda, foram todos confiantes, com o coração cheio de felicidade em realizar tal experiência. Missão é sair de nós mesmos, a fim de encontrar o outro; é deixar ser encontrado por Deus; é ser, de Deus, instrumento para a alegria e a paz entre os povos. Sacrificadas as férias, período muito caro para todos, do Natal e tempo de ficar em casa com a família, mas todos foram certos de que necessitamos sair de nossa comodidade para se colocar numa perspectiva de Igreja em saída, como Deus tem pedido através de nosso santo padre Francisco. Realizarão, neste período, inúmeras atividades de evangelização, seja catequeses, momentos com as crianças, ajuda na área da educação na escola que lá existe. Foram levadas muitas doações recebidas no Brasil para esta missão, com gratidão às mãos que ajudaram. A acolhida ocorre pela comunidade católica Divino Oleiro, que já existe há alguns anos lá. Ela atua com leigos consagrados e um padre. Desenvolvem a evangelização como primeiro anúncio. A missão administra uma escola, um hospital e concede muitos auxílios sociais em vista da pobreza extrema da realidade. O país possui em torno de 50% da população pertencente as religiões primitivas; 40% de mulçumanos e apenas de 10% de cristãos.

Beneditinas celebrarão jubileu de 12 religiosas em Nova Veneza

Um grande momento de júbilo é aguardado e está sendo preparado pela Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, na Diocese de Criciúma. No dia 13 de janeiro, às 09h30min, na Igreja Matriz São Marcos, em Nova Veneza, a Congregação celebra o jubileu de consagração religiosa de 12 irmãs.
As religiosas Ir. Claudete Jaguszeski, Ir. Rita Aparecida Jaguszeski, Ir. Ivonete Tavares dos Santos e Ir. Zeli Fernandes da Silva celebrarão seus 25 anos de consagração. Já as religiosas Ir. Narcisa Soibetert e Ir. Maria Madalena Paz, celebrarão 50 anos. Outras cinco religiosas celebrarão 60 anos de consagração. São elas: Ir. Cláudia de Mattia, Ir. Cezira Zanette, Ir. Henrica Stanger, Ir. Maria de Lourdes Weber e Ir. Nelcy Thereza Rigoni. Com tempo mais longo de vida religiosa, celebrará 70 anos de consagração a Ir. Anna Thereza Zanellato.
Toda a comunidade é convidada a participar da missa em ação de graças. "Você é nosso convidado especial. Celebre, conosco, este momento tão especial, revestido de fé, alegria e fidelidade. A eleição que Deus faz para conosco é eterna! Sua Providência jamais nos abandona e perdura de geração em geração! Seu amor é o bem mais precioso que há na vida e no coração de uma consagrada. Venha celebrar conosco a história de uma fidelidade que s estende por 25... 50... 60... 70 anos!", reforça o convite divulgado pela Congregação, que vem com o lema: "Tua fidelidade se estende de geração em geração, meu Senhor!" (Sl 119,9).

Últimas de Pe. Samiro Meurer

Veja mais