Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

José Carlos

Dicas para empreender na contabilidade

08/10/2018

A contabilidade é uma área de extrema importância para os empreendedores, gestores e empresários. Quem tem seu próprio negócio sabe que é importante entender os mecanismos financeiros, contábeis e tributários para a correta tomada de decisões e planejamento do negócio. A relevância de um profissional de qualidade pode render várias oportunidades para empreender na contabilidade e expandir sua carreira.
O bom empreendedor sabe que é preciso estar sempre por dentro das novidades, atualizado sobre o que acontece no mercado e no campo de atuação. As legislações e regras são muito dinâmicas e é preciso estar em constante atualização. Participar de eventos da área também é importante para estabelecer e fortalecer uma rede de networking.

Alguns eventos interessantes:

• Congresso Online Brasileiro de Contabilidade
• Congresso Brasileiro de Contabilidade
• Encontro Nacional da Mulher Contabilista
• Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade
Ainda na linha da construção de networking, é essencial criar uma rede de parceiros. Converse com profissionais de áreas correlacionadas para verificar a possibilidade de indicação de clientes e de trabalhos em parceria. Crescer junto é mais fácil do que crescer sozinho.
Para oferecer um serviço robusto, o profissional precisa de qualificação. Especializar-se em uma área específica é uma boa opção para identificar em qual segmento investir mais esforços. E a qualificação não deve vir apenas na área de atuação. Capacitar-se para gerir o negócio, para oratória e para vendas também é útil para conseguir avançar na carreira.
Manter um bom relacionamento com os clientes vai muito além de prestar um bom serviço. Isso é o básico. Ir além é fazer visitas, procurar entender o cenário da empresa e oferecer soluções que vão além do contratado. Estabelecer uma relação de confiança faz com que os clientes se sintam resguardados. Se o profissional mostrar que se importa com o crescimento do negócio do cliente, não será trocado por outro prestador de serviço.
Governo prepara pacote tributário para depois das eleições
A equipe do Ministério da Fazenda trabalha para enviar ao Congresso Nacional um pacote de reforma tributária logo após as eleições presidenciais. Entre as propostas em análise está a reformulação do Imposto de Renda das empresas, tributação de lucros e dividendos, revisão da tributação das aplicações do mercado financeiro e unificação do PIS e da Cofins.
Mesmo com o cenário eleitoral ainda indefinido, a área econômica quer aproveitar que a reforma tributária é um dos poucos consensos entre os candidatos à Presidência. No entanto, avalia que uma tentativa de aprovar uma proposta mais ampla, de uma tacada só - como está sendo discutido na Câmara e defendido pelos economistas ligados aos candidatos - pode levar ao insucesso das negociações.
A ideia é deixar pronto esse pacote de medidas até o final do segundo turno para avaliação da viabilidade política de encaminhá-lo ao Congresso. "Vamos fazer a nossa parte e deixar pronto", disse um integrante da equipe econômica. "Trabalhamos com pé no chão naquilo que é viável, mas a discussão política é muito complicada", disse.
O envio ao Congresso ainda depende de aval do presidente Michel Temer. (fonte: Infomoney)

Últimas de José Carlos

Veja mais