Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

José Carlos

Importância do Benchmarking para seu negócio

24/09/2018

Nos últimos anos, as técnicas de Benchmarking se popularizaram entre os executivos. O método consiste, basicamente, em buscar informações sobre os concorrentes do setor e entender como eles têm atuado em determinadas questões. A estratégia pode ser aplicada a diferentes esferas da empresa: desde metodologias de gestão, até produtos e posicionamentos. Trata-se de identificar quais as melhores práticas executadas pelo mercado, estudá-las minuciosamente e compreender o que pode ser aproveitado para o negócio.
Não é um processo isolado, mas sim um acompanhamento contínuo, buscando entender onde a empresa se assemelha aos concorrentes, como ela se diferencia e que novas ideias podem ser apropriadas ao negócio. Além disso, é preciso ficar claro que não diz respeito a imitar o que as outras empresas estão executando, mas sim buscar formas de melhorar o que já está sendo executado. Aliás, há um ponto importante antes de iniciar o Benchmarking: a empresa precisa fazer uma análise interna e conhecer seus processos antes de começar a olhar para o lado de fora.
O Benchmarking é muito eficiente e pode ser aplicado por toda e qualquer empresa: desde o microempreendedor individual até a multinacional.

Benefícios do Benchmarking para o negócio

O processo de analisar o mercado com uma visão crítica, buscando entender o que os concorrentes, diretos e indiretos, têm a nos ensinar, é muito frutífero. Demonstra que a empresa não está estagnada, mas sim buscando crescer cada vez mais. Selecionamos abaixo alguns dos benefícios desta prática:

Últimas de José Carlos

Veja mais