Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Archimedes Naspolini Filho

Crônica da cidade

18/04/2019

JORNAL TRIBUNA CRICIUMENSE, fundado em 2 de maio de 1955, precursor de A TRIBUNA, edição de 29 de agosto de 1960.
JÂNIO QUADROS ENTUSIASTICAMENTE ACOLHIDO EM CRICIÚMA – Segunda-feira última, dia 22, o deputado Jânio Quadros, em companhia de sua esposa, Dona Eloá e do senador Irineu Bornhausen, visitou a capital do carvão despertando, nessa excursão, o candidato oposicionista à suprema magistratura da nação, desusado interesse. Apesar de ter chegado ao aeroporto municipal antes da hora prevista, o Sr. Jânio Quadros teve valorosa recepção culminando, o entusiasmo, com a realização de um comício na Praça Nereu Ramos, o qual foi transmitido pela ZYR-6. Grande multidão aglomerou-se naquele logradouro curiosa para ouvir o “Homem da Vassoura”. Esse comício de Jânio só foi comparado, anos depois, ao de Fernando Collor de Mello, realizado no Parque Centenário. Jânio e Eloá pernoitaram em Criciúma na casa de Lindolfo Correa, na Praça do Congresso.
FESTIVAMENTE INAUGURADA A NOVA SEDE DO IAPETC – Quarta-feira última, dia 21, teve lugar a solene inauguração do amplo e moderno edifício sito à Rua João Pessoa, destinado à Agência Especial do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transporte de Cargas. As cerimônias contaram com a presença de altas autoridades, destacando-se o comparecimento do Dr. Arlindo Maciel, presidente daquela autarquia. Às 8h00 foi celebrada missa em ação de graças pelo acontecimento e em homenagem à memória do ex-presidente Getúlio Vargas. Às 10h00, com a bênção do Padre Estanislau Ciseski e corte da fira pelo Dr. Arlindo, foi procedida a inauguração oficial discursando, na oportunidade, o Dr. Nery Jesuíno da Rosa, em nome do Sr. Addo Vânio de Aquino Faraco, agente especial, o prefeito Addo Caldas Faraco, o Dr. Aldo Pedro Dietrich – em nome do Sindicato dos Mineiros e dos aposentados, o deputado Doutel de Andrade e, por último, o presidente Dr. Arlindo Maciel. Às 11h30 foi inaugurado, oficialmente, o conjunto habitacional Dr. Arlindo Maciel, na Cidade dos Mineiros. Às 13h00, no Bairro da Juventude, grande churrascada em homenagem ao deputado Doutel de Andrade. Foi uma festa do PTB. Anos depois a agência do IAPETC – já com a nomenclatura INSS – foi para a Rua São José, onde permanece até hoje.
TRANSFERIDO O DESFILE BANGU – A direção do Lions Club de Criciúma participa às candidatas inscritas para o Desfile Bangu, marcado para o próximo dia 3 de setembro, sábado vindouro, que o mesmo foi transferido para data a ser oportunamente designada, em face da demora na remessa dos cortes de fazenda. Explico: as candidatas, obrigatoriamente, deveriam vestir roupa Bangu que, por outro lado, se comprometia em enviar tais tecidos às referidas postulantes. E a Bangu, do Rio e Janeiro, demorou na remessa o que ocasionou a transferência da escolha da nossa Miss Bangu!
E eu retornarei segunda-feira. Até lá, amigos, e um abraço do meu tamanho.

Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez.
nas­po­li­ni@engeplus.com.br
* Você ouve a Crônica da Cidade na Rádio Som Maior FM, dia­ria­men­te, às 10h, às 14h30 e às 21h.

Últimas de Archimedes Naspolini Filho

Veja mais