Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Archimedes Naspolini Filho

Crônica da cidade

19/10/2018

Jornal TRIBUNA CRICIUMENSE, precursor de A TRIBUNA, edição de 14   de julho de 1958, continuação.
E. C. AJATO – Em reunião dessa associação, realizada dia 25 de junho, foi eleita a diretoria provisória que deverá reger os destinos do clube na temporada de 1958, cuja constituição é a seguinte: Presidente Romeu Santana, Vice Presidente Neri Goulart, 1º Secretário Lourival Lopes, 2º Secretário Marvicio da Silva, 1º Tesoureiro Mário Belolli, 2º Tesoureiro Vanil Lopes, Diretor Esportivo Manoel Rodrigues e Diretor Técnico Luiz Aroldo. Conselho Fiscal: Osvaldo Scott, Anastácio da Silva e Atair Zappelini.
PROCURA-SE GOLEIRO – no Ouro Preto F. C, há dois goleiros: o Nery Primeiro e o Nery Segundo. O primeiro é seguro nas bolas por cima e o segundo nas bolas por baixo. Agora a direção do ‘fantasma’ anda à procura não de outro Nery, mas de um goleiro que pegue bolas tanto por cima quanto por baixo. Kkkkkkk
E chegamos à edição que circulou dia 21 de julho de 1958, uma segunda-feira, que trouxe, na capa ENTREGUE AO GOVERNADOR HERIBERTO HÜLSE IMPORTANTE MEMORIAL FOCALIZANDO ASSUNTOS DE INTERESSE DO SUL CATARINENSE. Já se fazia assim: reuniam-se as forças mais proeminentes da cidade e se elaborava um memorial de reivindicações que era entregue ao Governador do Estado. Como nos dias de hoje, com uma diferença: a cobrança era difícil de ser feita, por absoluta falta de comunicações à disposição da Região. Hoje se faz isso instantânea e publicamente. Daquele documento pinço os seguintes destaques: Construção de uma usina de beneficiamento de carvão em Criciúma, Ampliação da capacidade de energia da Sotelca para 100.000KW, Implantação da Indústria de enxofre, Implantação da Siderúrgica Sul Catarinense, Reforma da Lei das Tarifas estaduais, Ligação Lages-Litoral Sul Catarinense pela Serra de Nova Veneza, Aproximação da BR-59 à cidade de Criciúma, Retificação do Rio Criciúma e Plano de Esgoto para a cidade, Construção de um edifício para as repartições públicas estaduais inclusive do Fórum e Construção de uma ala de pediatria no Hospital São José.
NOVO ACIDENTE NO PORTO DE IMBITUBA – noticiamos, há cerca de duas semanas, o acidente que se verificou no Porto de Imbituba, quando o navio Siderúrgica III foi arremessado às pedras do cais pelo mar. Agora, informações que nos chegam dali, dão conta de novo acidente naquele porto. Desta vez os azares atingiram o Siderúrgica VIII, também pertencente à Cia. Siderúrgica Nacional, que encalhou durante a operação de carregamento.
E eu retornarei segunda-feira. Até lá, amigos, e um abraço do meu tamanho.

Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez.
nas­po­li­ni@engeplus.com.br
* Você ouve as Crônicas da Cidade na Rádio Som Maior FM, dia­ria­men­te, às 10h, às 14h30min e às 21h.   

Últimas de Archimedes Naspolini Filho

Veja mais