Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Archimedes Naspolini Filho

Crônica da cidade

11/12/2017

JORNAL TRIBUNA CRICIUMENSE, precursor do A TRIBUNA, edição de 29 de agosto de 1955, conclusão. Lá, na parte superior da última página, em letras garrafais: O ERRO DE UMA MINORIA FANATIZADA, ENTREGANDO O PODER AO DITADOR PERON, TEM CUSTADO, À TERRA PORTENHA, HUMILHAÇÕES, LÁGRIMAS E SOBRESSALTOS. A HISTÓRIA, DESAPAIXONADAMENTE, DEMONSTRA QUE NENHUM TIRANO SOBREVIVE À SUA ÉPOCA.
Juan Domingos Peron foi presidente da Argentina em três mandatos: de 1946 a 1952, de 1952 a 1955 e de 1973 a 1974. Isso a que se refere José Pimentel na edição em tela foi a deposição do presidente argentino ocorrida dia 19 de setembro de 1955. Foi, seguramente, o presidente mais populista que a República Argentina conheceu.
O SEPULTAMENTO DO GOLEIRO NATAL SARTOR, EM MORRO DA FUMAÇA. Prestadas tocantes homenagens ao atleta tragicamente desaparecido. Enterro concorrido. Vários oradores se fizeram ouvir. E o texto dá conta do sepultamento ocorrido no dia 30 de agosto, do goleiro Natal Sartor, do Comerciário, que “ao arrojar-se aos pés de Telmo, sofreu forte contusão deixando o gramado para não mais voltar”, foi como Jota Sonego noticiou na edição anterior. O jogo foi contra o Itaúna e disputado no campo deste, em Siderópolis. Hoje Natal Sartor é patrono de uma rua no Bairro Pio Corrêa. Ele faleceu dia 29 de agosto - um dia após o acidente – no Hospital São José. Todos os clubes criciumenses participaram do enterro com seus atletas devidamente uniformizados. À beira do túmulo usaram da palavra o cônego João Dominoni, vigário da paróquia, o Sr. Jorge Silva, em nome do Rui Barbosa FC, o Sr. Sinval Boherer, em nome do Comerciário FC, o Sr. Pedro Milanez, presidente da Larm, o Sr. Dr. Helvidio de Castro Veloso Filho, em nome do Urussanga FC e o Sr. Angelo Silva.
COMERCIAL DA EDIÇÃO – CAFÉ POLI – Passando por Forquilhinha inclua uma visita ao CAFÉ POLI, estabelecido com Bar, Sorveteria, Snooker e Bazar. Completamente remodelado pelo novo proprietário Senhor Apolinário Tiscoski.
LARES & SALÕES – Beverly Godoy Costa dava o recado: Terá lugar, na noite de 17 do corrente, nos salões da S. R. União Mineira, grandioso baile promovido pelo Atlético Operário FC, ocasião em que será eleita e coroada a rainha dessa agremiação futebolística. A eleita terá como prêmio uma viagem à cidade de Porto Alegre. As danças serão abrilhantadas pelo Jazz Cruzeiro, da cidade de Tubarão.
E eu retornarei amanhã. Até lá, amigos, e um abraço do meu tamanho.

Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez.
nas­po­li­ni@engeplus.com.br
* Você ouve as Crônicas da Cidade na Rádio Som Maior FM, dia­ria­men­te, às 10h, às 14h30min e às 21h.

Últimas de Archimedes Naspolini Filho

Veja mais