Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Archimedes Naspolini Filho

Crônica da Cidade

28/04/2017

A página dois, da edição número 1, do nosso primeiro jornal semanal, é rica em pequenas informações, preciosas para os dias atuais. Vejamos: 1. SOCIEDADE RECREATIVA MAMPTIUBA - A diretoria do tradicional Mampituba está em entendimento com a Caixa Econômica Federal, a fim de obter um empréstimo de 150.000 cruzeiros para poder construir uma nova ala do edifício da sua sede, de acordo com o seu plano louvável de erguer alteroso prédio no local onde é situado. 2.SCAN - Adquiriu, a novel e prestigiosa SCAN, um automóvel (camionete) e promoverá um sorteio (ação em benefício de seus cofres) a fim de construir casas para indigentes. 3. ROTARY - Cogita, o Rotary Clube local, organizar a Associação Comercial e Industrial de Criciúma, entidade que defenderá os interes-ses do comércio e da indústria. 4. ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CRICIÚMA - Informou-nos, o senhor Carlos Seara, membro da comissão designada pelo Rotary Clube local, que estão sendo elaborados os estatutos (anteprojeto) da Associação Comercial e Industrial de Criciúma. Será convocada brevemente uma reunião de todos os comerciantes, industriais e agricultores. 5. BANDA MUSICAL CRUZEIRO DO SUL - Realizará bailes dias 31 de dezembro e primeiro de janeiro, próximos. Como sempre, as reuniões dançantes da Banda Musical Cruzeiro do Sul serão animadíssimas. 6.DIVERSAS - Informou-nos, o senhor Adamastor Martins da Rocha, grande entusiasta da aviação em nosso município, que se cogita construir um campo de pouso nesta cidade, em terras pertencentes ao senhor João Benedet. A nova pista terá 1.100 metros de extensão por 70 metros de largura. Em ho-menagem ao proprietário das terras o campo será denominado "João Benedet". Fica situado a 500 metros, mais ou menos, do centro da cidade, nas adjacências da futura Escola Normal Rural de Criciúma.
Não é gostoso ler essas notas esparsas, tão carregadas de fragmentos da nossa História? A sempre presente vocação de progresso do nosso Mampituba, os primeiros passos da Scan, que se transformou no Bairro da Juventude, o movimento embrionário da fundação da Acic, a presença social da querida Banda Musical Cruzeiro do Sul e a iniciativa de construção de um aeródromo em nossa cidade. A escola a que se refere a nota é a atual Joaquim Ramos concluindo-se que o futuro aeroporto estaria localizado no entorno da Avenida Santos Dumont.
Terça-feira darei sequência à busca de nossa memória impressa nas páginas do nosso primeiro semanário, Folha do Povo. Até lá, amigos, e um abraço do meu tamanho.

Bibliografia: coleção do Jornal Folha do Povo, acervo de Carmen de Carvalho.
naspolini@engeplus.com.br
*Você ouve as Crônicas da Cidade na Rádio Som Maior FM, diariamente, às 10h, às 14h30min e às 21h.

Últimas de Archimedes Naspolini Filho

Veja mais
Oba Delivery - Entrega de comida on-line