Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Archimedes Naspolini Filho

Crônica da cidade

22/06/2018

Jornal TRIBUNA CRICIUMENSE, precursor do A TRIBUNA, edição de 27 de maio de 1957. ATÉ O VICE PREFEITO COMPROU DIPLOMA POR VINTE MIL – Rio – Segundo despachos procedentes de Belo Horizonte, as autoridades mineiras estão empenhadas em diligências para desarticular uma quadrilha de falsificadores de diplomas de médico e cirurgião-dentista. Essas atividades se estendem a esta capital para onde veio o delegado José Rezende de Andrade. As investigações já apuraram que 19 diplomas falsos foram preparados no Rio e entregues em Minas. Segundo a polícia, o chefe da quadrilha é um indivíduo de nome Abranches de Tal, residente nesta cidade. Em Belo Horizonte, foi preso o vice-prefeito do município de Joanésia, Jesus Meneses Moraes, portador de diploma falso de odontólogo, comprado por 20 mil cruzeiros e que forneceu, à polícia, elementos que permitiram a desarticulação completa da quadrilha. Esse tipo de crime abundou em nosso país nos últimos anos. Há muitos ‘graduados’ por aí que nunca viram um banco escolar de nível superior e se auto intitulam ‘doutor’.
NÃO HOUVE ELEIÇÃO NA LARM POR FALTA DE QUORUM – Quarta-feira última, dia 29, estava marcada a eleição para a nova diretoria e Conselho de Justiça Desportiva da nossa entidade, para o período 1957-1959. Em virtude de não ter comparecido número suficiente de clubes para o quórum necessário, a eleição foi transferida para a próxima quarta-feira, dia 5. Duas chapas disputam a preferência dos eleitores constando, em ambas, a reeleição do Sr. Pedro Milanez.
INSTALADA NESTA CIDADE A FILIAL DO BANCO CATARINENSE – Sábado último, dia 1º, na Rua Seis de Janeiro nº 97, em ampla sala, teve lugar a solene instalação da filial do Banco Catarinense, Sociedade Cooperativa Central de Crédito Agrícola, com a presença de autoridades civis e eclesiásticas e grande massa de povo. O Banco Catarinense é o primeiro do gênero a funcionar no Brasil. Já possui 19 departamentos em funcionamento em nosso estado sendo, o dessa cidade, o vigésimo que girará sob a direção de um Conselho Diretor constituído pelas seguintes pessoas:  Lindolfo Corrêa, Pedro Milanez, Nelson Alexandrino, Honório Búrigo e Lauro Lima, gerenciado pelo Sr. Aldo Vargas. O Sr. Dirceu Barcelos, do Departamento de Produção e Agricultura, é o encarregado de conseguir sócios e depósitos.
ASSOCIAÇÃO MÉDICA DO SUL CATARINENSE – Acaba de ser fundada, no sul catarinense, desde o dia 7 pp, a Associação Médica, entidade que visa reunir, em um amplo movimento de solidariedade e estudos, todos os médicos residentes nesta região. A primeira diretoria ficou assim constituída: presidente Dr. Paulo Carneiro, Secretário Dr. Manoel Miranda e Tesoureiro Dr. Raimundo Jorge Perez.
E eu retornarei segunda-feira. Até lá, amigos, e um abraço do meu tamanho.

Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez.
nas­po­li­ni@engeplus.com.br
* Você ouve as Crônicas da Cidade na Rádio Som Maior FM, dia­ria­men­te, às 10h, às 14h30min e às 21h.

Últimas de Archimedes Naspolini Filho

Veja mais