Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Adelor Lessa

Crônica da cidade

13/03/2019

Jornal TRIBUNA CRICIUMENSE,  precursor de A TRIBUNA, edição de 14 de março de 1960.
EM RÁPIDA TRAMITAÇÃO, NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, O PROJETO QUE CRIA A SIDERÚRGICA DE SANTA CATGARINA S/A. Vencidos os inúmeros obstáculos que entravavam o andamento, na Câmara dos Deputados, como sucedeu, anteriormente, na esfera administrativa, o projeto de lei 4.820/59 que autoriza a União a constituir uma sociedade de economia mista, por ações, e a denominará Siderúrgica de Santa Catarina S/A, que atenderá pela sigla Sidesc, tudo leva a crer que, com o reinício dos trabalhos legislativos, não tardará em se transformar em lei, a mensagem enviada àquela Casa pelo presidente da República, dando assim, de maneira objetiva e patriótica, solução definitiva para o problema do carvão vapor, verdadeiro tormento para a região carbonífera. O parecer ao referido projeto foi aprovado por unanimidade na Comissão de Finanças da qual é relator o deputado Aroldo Carvalho. A Sidesc e o carvão disputavam espaço no Tribuna Criciumense para ver qual era mais assíduo. A cada edição ou se falava de problema do carvão ou se anunciava a tramitação do projeto que criaria a nossa usina metalúrgica.
TAQUARADAS – Era uma coluna irônica que falava do cotidiano da cidade. Na edição em revista há duas notinhas, dentre tantas, que merecem reprodução: O prefeito Addo Faraco foi pego de surpresa pelos emissários da turma dos descontentes com o atual intendente de Rio Maina que, defronte à prefeitura, exigiram do mesmo a retirada do Sr. Sebastião Mateus daquelas funções. O prefeito ficou em maus lençóis pois, se nomeou o Sebastião para o posto, foi justamente para atender ao pedido dos manifestantes. Sai dessa! A outra notinha diz: A UDN local, somente no corrente ano já teve três presidentes do seu diretório municipal. Ou o cargo é muito disputado ou é muito recusado, das duas uma!
BRASÍLIA – De um artigo, na revista “Contact”, de novembro de 1958: “Brasília está mudando a face do Brasil. O que era uma vastidão vazia está conhecendo, agora, um surto de valorização da terra e do transporte, em benefício do interior ainda não desenvolvido, atraindo homens de negócios, às centenas. A notável cidade desperta atenção no mundo inteiro à medida em que o Brasil vai comprovando que seu desmedido potencial pode efetivar-se por meio de uma capital totalmente nova, que enriquecerá a nação”.
TRIBUNA ESPORTIVA – Domingo – Atlético x Independente – Pela segunda rodada do returno do campeonato catarinense de futebol teremos, domingo, em nossa cidade, pela primeira vez, o Independente de Curitibanos. No primeiro turno, na cidade serrana, o Atlético conseguiu brilhante empate em um tento. Domingo, jogando em casa, tendo, ainda, os méritos de sua numerosa torcida, talvez possamos ter uma vitória do clube de João Carlos Pianta. (Fúlvio Naspolini)
E eu retornarei amanhã. Até lá, amigos, e um abraço do meu tamanho.
Bibliografia: coletânea Tribuna Criciumense, Arquivo Público Pedro Milanez.
nas­po­li­ni@engeplus.com.br
* Você ouve a Crônica da Cidade na Rádio Som Maior FM, dia­ria­men­te, às 10h, às 14h30 e às 21h.

Últimas de Adelor Lessa

Veja mais