Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Clicatribuna

Crônica da cidade

13/11/2015

Cresciuma, na simbologia de um corte de fita esticada entre dois pés de palmito "plantados" na praça da igreja (Nereu Ramos) fora popularmente instalada. Faltava a formalidade legal da instalação com a posse dos eleitos no pleito de 7 de novembro de 1925.
Eleitos, autoridades, convidados especiais e gente do povo, disputavam lugar nas dependências do Clube Seis de Janeiro.
A cerimônia foi iniciada com a formação da mesa dirigente dos trabalhos que foi assim constituída: Álvaro Catão, Superintendente de Imbituba e que, no ato, representava o Governador Pereira e Oliveira e o Congresso Estadual (Assembleia Legislativa); Dr. João da Silva, Juiz de Direito da Comarca de Urussanga; Deputado Estadual Major Acácio Moreira, por si e pelo secretário de Estado do Interior e Justiça. Ali também tomaram assento os senhores Marcos Rovaris, Superintendente, e os conselheiros Gabriel Arns, Olivério Nuernberg e Henrique Dal Sasso.
A cerimônia foi presidida pelo conselheiro Pedro Benedet e secretariada pelo conselheiro Fábio Silva.
Estavam presentes, também, os Superintendentes de Urussanga, Laguna e Tubarão; os Presidentes dos Conselhos Municipais de Imbituba, Laguna, Tubarão, Urussanga e Araranguá; Emílio Hülse, representante do Jornal A Paz;
Antenor Moraes, representante do Jornal O Imbituba; Adolpho Campos, representante do Jornal A Cidade, de Tubarão; Dr. Silvino Moreira, promotor público da comarca de Tubarão; Dr. Asdrubal Costa, Dr. Aníbal Costa, Dr. GalbaBoscoli, Dr. Monte Negro, Dr. Souza Reis, Dr. Alexandre Pinto, Major Brasilio Alvarenga, Padre LudoviccoCoccollo, Mário Rabello, Adolpho Garbelotti, Major Oscar Berendet e senhora, Octávio Rocha, Celso Tonelli, Francisco Bertti, Raul e Rubem Rabello, Hercílio Canella e Pio Gomes.
Pedro Benedet abriu a sessão, deu as boas-vindas a todos, agradeceu as presenças das autoridades e pediu ao secretário Fábio Silva que lesse os termos de posse de todos os eleitos.
E eu retornarei segunda-feira. Até lá, amigos, e um abraço do meu tamanho.
* Você ouve as Crônicas da Cidade na Rádio Som Maior FM, diariamente, às 10h, 14h30min e 21h.
Bibliografia: De Cresciuma a Criciúma, Vol. I, 2007, do autor.                                        
naspolini@engeplus.com.br

Últimas de

Veja mais