Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Adelor Lessa

Estupidez do jovem do Exército é um triste retrato da nossa sociedade

25/02/2017

Interino: Renan Medeiros  twitter.com/renanmedeiros

I nacreditável a estupidez do jovem do Exército que prota-  gonizou o "roubo" do fuzil na quinta-feira à noite.
Expectativa: ser indenizado e talvez até se aposentar por invalidez.
Realidade: perdeu parte do dedo à toa, vai passar um bom tempo preso e, quando sair, dificilmente conseguirá um bom emprego.
Felizmente, o 28º GAC agiu rápido e evitou um prejuízo à reputação do Exército na cidade.
O episódio é uma mostra local de como o Brasil, como um todo, sofre de um mal cultural profundo e difícil de ser mudado. Outro exemplo foi o que aconteceu no Espírito Santo, onde cidadãos que nunca antes haviam cometido um crime saíram para saquear lojas e assaltar.
Por natureza, tendemos a valorizar a esperteza, do atalho, da capacidade de tirar proveito de qualquer situação, ainda que em prejuízo do restante da sociedade. No caso do jovem recruta, queria se aposentar ainda jovem, aos 19 anos.
Trabalhar? Só os demais cidadãos, que teriam que arcar com a aposentadoria dele.
Não é um caso isolado, embora tenha ganhado notoriedade. Há mais pessoas assim do que imaginamos, e mais próximas de nós do que costumamos admitir.
O ocorrido serve para nos lembrar de que o mal da corrupção não se restringe aos políticos.

Volta a gratificação

Os argumentos usados pelo assessor Rafael Alamini para que seja mantida a gratificação integral dos assessores têm sólido embasamento legal. Para que o salário fosse reduzido, seria preciso alterar uma lei complementar, o que demanda duas votações na Câmara.
Rafael é assessor parlamentar da vereadora Camila Nascimento (PSD). Com a medida, a economia pretendida seria de aproximadamente R$ 220 mil por ano.
A mostrar que, além de as economias anunciadas terem ficado bem aquém do que a população esperava, a execução delas foi toda atrapalhada.

Últimas de Adelor Lessa

Veja mais
Oba Delivery - Entrega de comida on-line