Edição Digital

Artigos

P U B L I C I D A D E
quarta | 24/07/2013

Segurança

Textos: Talise Freitas / reportagem@atribunanet.com Fotos: Lucas Colombo

Guarda Municipal elenca projetos Ampliar Imagem

Com um efetivo atual de 90 agentes, a Guarda Municipal (GM) de Criciúma quer frisar os trabalhos voltados à segurança. Esta é a ideia do gerente de segurança, planejamento e operações da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes (ASCT) de Criciúma, Ricardo Strauss.

O efetivo se divide em atividades no trânsito, Grupo de Apoio Preventivo Especial (Gape) e vigilância em locais públicos, como terminais, rodoviária e pátio de máquinas, por 24 horas. A apreensão de drogas com adolescentes é constante. De acordo com Strauss, todos os dias pelo menos um menor é flagrado com droga, principalmente a maconha.

As blitz no trânsito também ocorrem frequentemente, pelo menos três por semana, durante manhã, tarde e noite. Conforme Strauss, em cada fiscalização nos veículos nas ruas da cidade, uma média de 20 são apreendidos por irregularidades.

“Estamos mudando o conceito e voltando mais para a segurança. Com esse quadro atual está dando para fazer um ótimo trabalho, mas se tivermos mais homens, melhor ainda”, reforça o gerente. 

Formação de um Canil

Uma Central voltada somente a GM também, com monitoramento, alojamento e armazenagem de material, está sendo preparada. Strauss adianta que os próximos passos é a formação de um Canil. O novo uniforme na cor azul no padrão nacional, mais viaturas, e kits de proteção individual também são algumas das novidades para reforçar a segurança. A GM também prepara o projeto Balada Segura.

“Vans vão ficar disponíveis em casas noturnas. No veículo terá todo um material de orientação para um trânsito seguro, sem álcool”, detalha Strauss. 

Galeria de Fotos